fbpx
banner-paisagem-teste-ansiedade-v2.1Reduzido-1280x145

Se sim, deixe nos comentários como você fez. Compartilhar esse tipo de conhecimento pode ajudar alguém rapidamente.

Se não, esse texto vai te proporcionar uma opção viável que conduzida por um profissional, um psicólogo, será possível que você consiga se livrar daquele hábito, tique, mania que você tem consciência que não te faz bem, mas que você não consegue parar.

A Técnica chamada: Reversão de Hábitos é um procedimento comportamental onde vamos substituir um hábito nocivo por outro inofensivo.

O primeiro passo é a conscientização do tique, o que faz com que a sua ocorrência se torne uma situação desagradável, podendo levar a sua supressão espontânea. A pessoa pode se engajar na realização de outro comportamento que concorre com o tique usando apenas o treino de conscientização. O paciente é instruído com o objetivo de aumentar sua consciência sobre o mesmo, podendo assim ponderar e perceber o quão nocivo é aquele hábito. O terapeuta procura, com a ajuda do paciente, identificar os tiques e descrevê-los do ponto de vista físico (Descrever o tique). Um espelho pode ajudar na auto-observação. É importante perceber em que momentos o tique é emitido, qual a sua frequência (Identificar o tique).

A técnica requer tempo e persistência, fatores fundamentais para qualquer mudança.

terapia-online-casule-banner

Em seguida é trabalhado com o paciente a identificação e o reconhecimento do momento que precede o tique. Para isto, é necessário que o paciente já conheça suas próprias sensações, sentimentos e pensamentos que antecedem o tique (Estado de Alerta), processo esse de fundamentalmente importância ter um suporte psicólogo para conseguir alcançar.

Passando assim para o próximo passo de desenvolver um comportamento competitivo ou concorrente com o tique: esse (Comportamento de competição) costuma ser alguma ação corporal de evitação do hábito, por exemplo: você pode colocar as mãos no bolso quando perceber que irá comer unha ou mesmo colocar uma bala/chiclete na boca para não colocar os dedos. Se você prática a Tricotilomania (se não conhece o termo, clique nesse link: Vídeo Tricotilomania) você pode apertar uma bolinha de fisioterapia ou mesmo outro objetivo que ocupe a sua mão até que a vontade passe. Buscando sempre identificar os comportamentos que não têm sido adequados às situações cotidianas (Revisar os comportamentos indesejáveis). Nessa etapa, terapeuta e paciente procuram, juntos, estimular o engajamento em comportamentos concorrentes com os indesejáveis.

Durante todo o processo sempre que o paciente consegue ficar um tempo sem emitir um tique ou mania, o terapeuta, assim como familiares e amigos, devem ressaltar a importância ou fornecer uma recompensa (elogio, presente, parabenizações, etc.) que sejam gratificantes para o mesmo, um reforço pelo êxito obtido (Enriquecer o suporte social).

 Conseguindo enfrentar os tiques dentro dos ambientes fechados (a casa do paciente, o consultório, a casa dos pais ou parceiro [a]) é preciso iniciar-se a fase de tentar fazer a mesma coisa em situações cotidianas do paciente: o trabalho; a academia; a faculdade, entre outros (Estimular a exposição pública). O terapeuta programa atividades e exercícios para que o controle dos tiques e comportamentos competitivos ocorra em novos ambientes e com diferentes pessoas, sempre buscando superar níveis de complexidades dos maus hábitos.

Por fim é válido ressaltar que existem 4 fatores fundamentais para colocar esse processo em prática: Treinamento de AutoconsciênciaTreinamento de Relaxamento (que o terapeuta ensinará para a pessoa relaxar em momentos de estresse extremo); Resposta Competitiva e Inclusão Social (ajuda e incentivo da família, professores e amigos). Todos aprendidos e elaborados, sempre, junto de um profissional qualificado que poderá te orientar e ajudar durante todo o processo.

banner-paisagem-ebook-manejo-da-ansiedade-v1.1-curto
Share This