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Comunicação Efetiva e Sucesso Profissional

Assim, um profissional pode ser altamente capacitado, mas se ele não souber se comunicar de maneira efetiva, dificilmente conseguirá boas oportunidades. Quando falo em saber se comunicar, não me refiro a pessoas extrovertidas e que falam muito, pois indivíduos tímidos também podem ser ótimos comunicadores.

A comunicação efetiva é aquela em que o colaborador sabe organizar as informações que deve filtrar ou repassar e escolher o canal ideal a ser utilizado. Ou seja, se pessoalmente, por e-mail, telefone ou videoconferência, por exemplo.

5 Benefícios da Comunicação Efetiva em Uma Empresa

Quer melhorar sua interação profissional também? Confira a seguir, os benefícios da boa comunicação no âmbito profissional.

Equipe Mais Unida

Quanto mais as pessoas se comunicam de forma aberta e franca, mais elas irão criar um laço de conforto e segurança. Em se tratando de membros de um mesmo setor da organização, isso é importante porque os une, transformando-os em uma mesma equipe com objetivos em comum.

Evita Mal-Entendidos

Quando a comunicação é falha, abre-se espaço para conflitos e mal-entendidos. Este tipo de situação não é nada positivo dentro de uma empresa e pode causar a desunião dentro da equipe. Com uma comunicação positiva muitos conflitos são evitados.

Melhora na Tomada de Decisões

Quando todos os colaboradores dentro da organização se comunicam com eficácia, o gestor sempre sabe de problemas que estão acontecendo ou de algo que está dando certo. Dessa forma, é possível tomar decisões muito mais acertadas, baseadas nas informações dadas por quem vive o dia a dia da empresa de perto.

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Delegação Mais Eficaz

Saber delegar funções é fundamental para que nenhuma atividade importante seja deixada de lado ou realizada sem a atenção necessária. Com uma comunicação eficiente, a delegação é completa e inclui o que é preciso fazer e como deve ser feito. Assim as chances de a atividade ser realizada com sucesso se tornam muito maiores.

Fluxo de Comunicação Circular

Quando a comunicação é eficiente, o modelo escolhido pode ser o circular, que é aquele em que as informações são passadas para todos os níveis da organização, sem seguir padrões tradicionais. Esse modelo é muito mais moderno e ideal para o momento atual, em que as empresas estão dando muito mais liberdade para seus colaboradores tomarem decisões e se desenvolverem.

comunicação efetiva no trabalho é fundamental para que todos estejam em sintonia e para que se possa buscar um mesmo ideal, que é o sucesso da organização e dos seus profissionais e, claro, a satisfação dos seus clientes.

E você tem algum tipo de preocupação com a comunicação dentro da sua empresa? Considera ela efetiva ou precisa melhorar? Compartilhe sua experiência nos comentários!

 

 

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/comunicacao-efetiva-no-trabalho-conheca-5-importantes-beneficios/

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